Cada manto é único, mesmo seguindo um padrão. Porque cada xamã é ligado a diferentes espíritos e porque o manto reflete o caminho pessoal de cada um.
A primeira imagem que vou compartilhar é uma imagem que mostra nativos do que hoje é o Canadá usando vestimentas de trabalho xamânico.
Xamãs Haida, 1881
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Reparem: o último a direita tem tatuagens no peito e ante-braço. Alguns usam máscaras.
Outra imagem que eu gostaria de compartilhar me tocou profundamente, por perceber nela algumas das coisas que Lobo exigiu de mim:
A primeira foto é um xamã yukaghir, em 1902. A segunda é um manto ligado a cura, yakut, que passou de pai para filha e creio deva estar em uso ainda hoje.
Duas imagens realmente tocantes são as que vou postar a seguir. A veste, completa, com manto, toucado, botas, é do século XVIII e está conservada com incrível perfeição. Elas mostram a frente e as costas do manto:
Eu gostaria de colocar mais algumas imagens, mas o post ficaria absurdamente pesado.
De todo modo, é interessante notar como os "penduricalhos" das vestes tanto simulam asas e penas, na idéia do xamã ser capaz de "voar" espiritualmente, como refletem os espíritos auxiliares daquele xamã. No casodomanto yakut e do mongol, penduricalhos são acrescentados e nós nas franjas são feitos por aqueles que são auxiliados pelo xamã.
A última peripécia de "oh senhor, não sou esquizofrênica" com relação a meu manto foi que Lobo ordenou que ele tivesse certas franjas amarelas que não haviam feito o menor sentido para mim. Hoje,lendo um pouco mais, descobri que elas são caracteristicas de alguns tipos de mantos xamânicos mongóis.
Espero que no próximo post sobre vestuário xamânico eu já possa mostrar fotos de como o meu está sendofeito.
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