sábado, 2 de julho de 2016

Chapeuzinho Vermelho

Isso foi uma conversa em chat. Removi as partes ditas pela outra pessoa, mas acho que dá para entender. Não é um estudo formal, é só um ajuntamento de ideias a partir de várias leituras que fiz.

[Loba Manca]: Então, a história da chapéuzinho vermelho segue o padrão de iniciação xamânica. Em várias tradições, o primeiro passo da iniciação é um sacrifício animal. A pele desse animal, virada do avesso, é usada para fazer o manto ou as luvas do xamã. O chapéuzinho vermelho poderia ser entendido como um manto xamânico, que é uma ferramente imprescindível do trabalho em alguns settings, e por ser uma pele fresca ainda, ser vermelho, ou ser pintado de vermelho com sangue ou ocre, porque é tradicional em diversos rolês de iniciação. (sim, é meio grudento isso. mas é aporrethon, é aquilo que não pode ser posto em palavras para ser explicado, esse se lavar de sangue. é difícil explicar, mas é um negócio que coloca vc através da barreira vida-morte-vida, o que prepara a próxima parte do rolê)

[Loba Manca]: Uma vez que o processo de iniciação é começado, vc está tecnicamente, morto.

[Loba Manca]: É o limbo iniciático.

[Loba Manca]: O passo seguinte do processo é uma jornada. Você precisa ir, sozinho, cumprir uma missão ou encontrar alguém. No caso da chapéuzinho, isso pode ser representado por levar doces para vovó, que é uma figura senescente, uma mestra ou espírito ancestral, que vive afastada da sociedade, como é bastante comum que xamãs de várias culturas vivam. Curiosamente, doces são uma oferenda comum para diversos tipos de espíritos e divindades. Mel, geleia, pães, bolos, as descrições de doces são descrições clássicas de oferendas.

[Loba Manca]: E a jornada sempre inclui o risco, porque é o momento em que você sai da realidade consensual e vai pro mundo dos espíritos.

[Loba Manca]: A primeira regra do mundo dos espíritos é: todo mundo tem seus próprios objetivos. Tudo que se mexe e boa parte do que não se mexe é perigoso.

[Loba Manca]: Então ela encontra um espírito Lobo. E o Lobo é o caçador voraz e sempre faminto, um espírito invernal. Mas também é um iniciador, um professor que não questiona quem diabos vem aprender com ele. Só cumpre sua função.

[Loba Manca]: E é isso que ele faz com a Chapéuzinho: ele ensina para ela os caminhos da floresta. Ele aponta as trilhas, e propõe que ela escolha por onde vai andar. E ai a gente tem uma coisa que é muito do processo iniciático, que é o guardião do portal, aquele que fica na encruzilhada e te indica as possibilidades do que vai passar adiante. Mas que não escolhe por você.

[Loba Manca]: E que precisa ser convencido, derrotado ou apaziguado para você passar.

[Loba Manca]: E ai vc tem duas versões da história: uma a Chapéuzinho divide com o Lobo o que ia levar para avó. Isso apazigua o Lobo. A outra ela recusa a dar alguma coisa para ele comer - e isso deixa um espírito muito puto.

[Loba Manca]: De todo modo, ela passa pelo primeiro encontro pelo Lobo, ou sob a proteção ou sob a maldição dele. Ele indica para ela onde estão os arbustos com frutinhas. E ela come as frutinhas.

[Loba Manca]: Comer do alimento do mundo dos espíritos te deixa ligado àquele mundo.

[Loba Manca]: Ela a partir desse momento, está um passo adiante no caminho de ser xamã, porque agora ela está ligada ao mundo dos espíritos, ela comeu do alimento dos espíritos e agora não pode ser removida por completo disso.

[Loba Manca]: Enquanto a Chapéuzinho faz isso, o Lobo vai encontrar a Vovó. E ai a gente tem que pensar que devorar pode ser interpretado como um "mesclar-se a", com "ser parte de".  Em mitos e lendas, ser devorado muitas vezes significa que você está na barriga da baleia, vc está mergulhando no mundo dos mortos para retornar de lá com alguma coisa.

[Loba Manca]: Ou pode ser que devorado e devorador sejam na verdade dois aspectos de uma mesma coisa que estava quebrada, rompida. Então quando um devora o outro, eles voltam a ser um só.

[Loba Manca]: A vovó e o lobo podem ser vistos como diferentes espíritos dentro da família de espíritos aliados da menina.


[Loba Manca]: E ai ela chega na casa da vovó, com as oferendas, depois de ter atravessado a floresta, que é um aspecto bem tradicional de representação do mundo espiritual. E encontra o lobo. Ela entrega as ofertas, e ai ela é morta pelo lobo.

[Loba Manca]: Só que é assim que funciona a iniciação xamânica. Você tem que morrer

[Loba Manca]: Seu corpo espiritual é desmembrado e recosturado, e nesse processo de recostura, você passa a ter elementos dos espíritos em você.

[Loba Manca]: Porque antigamente o fio de costura era feito com tendões, então vc basicamente tá usando um outro espírito para costurar os pedaços do xamã


[Loba Manca]: Então, dentro da leitura xamânica da Chapéuzinho Vermelho, ela É o Lobo.

[Loba Manca]: Porque o Lobo é o iniciador dela, o espírito que se alia a ela para que ela saia do outro lado.

[Loba Manca]: Ele representa o encontro dela com a sombra e o que sai do outro lado, que não é mais a pessoa que era antes, mas uma pessoa nova, renascida.

[Loba Manca]: Basicamente é isso.

[Loba Manca]: Porque o rolê do caçador é uma adição posterior.

[Loba Manca]: Cacete, até cansei.

[Loba Manca]Cara, o grande lance do processo de iniciação é que ele é perigoso

[Loba Manca]: Ninguém garante que vc vai sair inteiro do outro lado. Tem uma miríade de fatores que podem interferir. Por exemplo na versão em que o Lobo fica puto pq ela não dá a oferenda para ele na floresta. Ele poderia simplesmente abandonar ela lá e ela ia ter que se virar perdida na floresta, e encontrar coisas que simplesmente iriam dar pra ela um destino pior que a morte.

[Loba Manca]: Todo xamã tem um pé na loucura por causa desse processo de morte-renasciment

[Loba Manca]: Alguns enfiam o pé na jaca completamente. A morte da chapéuzinho poderia ser isso.

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